Educação Infantil


O desenvolvimento infantil acontece de forma gradual, estão relacionadas aos fatores biológicos e também, proporcionadas pelos fatores externos (ambiente familiar e escolar).

Conforme consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, produzida pelo Ministério da Educação em 2010, a primeira etapa da Educação Básica abrange até os 5 anos e é obrigatória para as crianças que completam 4, ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula. Tem por finalidade garantir o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito a proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e interação com o outro.

A criança experimenta avanços e retrocessos, constrói sua personalidade, vivencia experiências de desenvolvimento que podem auxiliar, ou não, a aquisição de sua autonomia. A ênfase da educação infantil é ESTIMULAR as diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo imprescindível que esteja feliz no espaço escolar.

Neste espaço a criança terá acesso a conhecimentos formados historicamente ao mesmo tempo em que participa, como sujeito histórico, produtor dessa cultura. Por meio da interação da criança com o outro, ela irá descobrir-se, descobrir o outro, descobrir o mundo, experimentar  e criar novos significados para sua intervenção social.

O processo educativo é marcado pela internalização de valores, crenças, normas e representações sociais dominantes que contribuem com o processo de formação corporal, cultural, psicológica e social, e assim, para a realização e envolvimento dos sujeitos em suas futuras atividades produtivas e sociais.

A ação pedagógica fundamenta-se nos níveis de desenvolvimento e construção do conhecimento da criança, enquanto cidadão, oportunizando experiências enriquecedoras e significativas, organizando um ambiente aconchegante e desafiador, que propicie a exploração da curiosidade infantil, incentivando a ampliação das potencialidades físicas, sócio-afetivas, intelectuais e éticas, possibilitando-lhe o desenvolvimento do senso crítico e de progressiva autonomia.

A avaliação é desenvolvida de forma lúdica, com formação de hábitos, atitudes e habilidades, atendendo especialmente necessidades, interesses e possibilidades da criança. É realizada através de pareceres descritivos semestrais, não sendo classificatório e sem objetivo de promoção.


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