COVID-19

DÚVIDAS:

 

O ano irá terminar conforme o Calendário Acadêmico?

Para Educação Infantil o Calendário Acadêmico irá até o dia 15 de janeiro de 2021, com um período de recesso entre os dias 24 de dezembro de 2020 e 03 de janeiro de 2021. Para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Instituto Sinodal Imigrante assume o compromisso de concluir o Calendário Acadêmico até 23 de dezembro de 2020. Atividades de recuperação serão realizadas no início de 2021. Todas essas medidas serão discutidas e apresentadas no Plano de Ação Pedagógico Complementar. Salientamos que a Medida Provisória nº 934 de 1º de abril de 2020 permite que parte do ensino em 2020 possa ser realizado de maneira remota.

 

Como estão sendo realizadas as atividades pedagógicas?

As atividades pedagógicas estão sendo realizadas através dos estudos domiciliares, a partir dos quais os alunos recebem semanalmente roteiros de aulas a distância, cronograma de encontros síncronos e, em alguns casos, videoaulas, subsidiando o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem. Para efetivar o proposto, recorreu-se à tecnologia através de plataformas digitais como Plurall e TOTVS, bem como a outras soluções como Matific, voltada para o ensino da Matemática, Cloudlabs, laboratórios científicos virtuais, por exemplo. Cabe destacar o acompanhamento pedagógico e o feedback individualizado aos estudantes realizado pelos professores semanalmente, que corroboram à aprendizagem e à efetivação do Projeto Político Pedagógico e dos Planos de Ensino da instituição.

 

Como a escola está assegurando que meu/minha filho/a tenha uma aprendizagem significativa? 

Logo após a suspensão das aulas presenciais, com objetividade e agilidade, iniciaram-se os estudos domiciliares buscando orientar professores, estudantes e suas famílias no domínio e compreensão dos recursos disponíveis, bem como adaptação ao contexto, garantindo a qualidade do serviço prestado e promovendo aprendizagem. 

 

As aulas remotas serão validadas?

Sim. A Medida Provisória nº 934 de 1º de abril de 2020 permite que todo o ensino ministrado em regime domiciliar durante a pandemia do Covid-19 possa ser validado.

 

O ano letivo será perdido?

Não. Visto que os estudos domiciliares serão validados, o ano letivo será reconhecido como cumprido em 2020. No retorno à presencialidade serão promovidas atividades diagnósticas, as quais darão subsídios ao plano de ação pedagógico complementar.  

 

No que consiste o plano de ação complementar? 

Consiste na elaboração das estratégias que serão utilizadas, face ao cumprimento da carga horária que será cumprida de forma presencial. Este planejamento é importante para a tomada de decisões, podendo usar de estratégias para o cumprimento da carga horária, de forma combinada, visando atingir os objetivos de aprendizagem dos estudantes, com planos de recuperação para a defasagem do aprendizado no período de estudos domiciliares.

 

Como será estruturada a avaliação dos estudantes?  

Na Educação Infantil a avaliação dos estudantes continua sendo semestral, através de parecer descritivo.
Para os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental a avaliação continua sendo trimestral, através de parecer descritivo.
Para os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio a avaliação continua sendo trimestral, através de nota.
Tudo permanece conforme consta no Projeto Político Pedagógico da instituição. 

 

Quando será o retorno das aulas presenciais?

O retorno às aulas presenciais ocorrerá imediatamente após autorização dos órgãos públicos responsáveis pelo controle da pandemia.

 

As aulas retornarão no mesmo horário e formato que antes?

Não. Haverá modificações e tudo isso será informado previamente às famílias.

 

A escola possui COE – E Local constituído? 

Sim. O Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação da instituição de ensino (COE-E Local) foi constituído em 25/06/2020, conforme ata nº 01, e elaborou o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus – COVID-19, avaliado e aprovado pelo COEM Vera Cruz.  

 

Como serão os protocolos de retorno?

Os protocolos de retorno oferecerão uma comunicação clara com professores, colaboradores, estudantes, famílias e comunidade escolar sobre as medidas a serem adotadas para a contenção da proliferação do COVID-19. Além disso, serão adotadas sérias medidas de conscientização, higiene e distanciamento controlado na instituição de ensino. Entre as principais medidas estão: a aferição da temperatura corporal ao ingressar no ambiente escolar, o distanciamento social mínimo de 1,5m, o uso generalizado de máscaras, a higienização constante das mãos e dos espaços.

> Acesse no final desta página o nosso protocolo.

 

Quais as medidas de segurança sanitária que a escola está adotando?

Conforme consta no Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus – COVID-19, a instituição adotará o distanciamento social mínimo de 1,5m nas salas de aula e nos ambientes de circulação. Além disso, todos os ambientes serão frequentemente higienizados, será disponibilizado álcool gel 70% na entrada de todos os espaços, haverá aferição de temperaturas e pessoas com febre não poderão adentrar na instituição. Ao mesmo tempo, todos os casos suspeitos com sintomas de COVID-19 serão encaminhados ao centro de saúde.

 

Como será o retorno às aulas presenciais? 

O retorno às aulas presenciais dar-se-á de forma gradual respeitando as orientações dos órgãos públicos e os protocolos de retorno. 

 

Teremos eventos da Rede Sinodal (Encore, Atese, Encorse, Onase) neste ano?

Todos os eventos da Rede Sinodal de Educação estão cancelados.

 

Há perspectiva de retorno do Turno Integral?  

Sim. O Turno Integral irá retornar conforme orientações dos órgãos públicos.

 

Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de COVID-19:

Documentos para download


Compartilhe