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História IMI: 120 anos de história e comprometimento com a educação do vera-cruzense

Outubro de 1898, na então pequena Vila Teresa, começa a história do Instituto Sinodal imigrante, que hoje é referência em educação no município de Vera Cruz. Neste ano, o pastor Wihelm Kull, vindo da Alemanha, funda, na casa paroquial, a Escola Particular Aula Evangélica, que em 1907 passa a se chamar “Deustche Evangelische Schulgemeinde” (Sociedade Escolar Aula Evangélica da Língua Alemã) sob o comando do pastor Paul Sudhaus.

Já no ano de 1929, com o apoio do pastor Siegfried Heine e a atuação eficaz de Rudolf Wazlawick, é fundada a Escola Particular de Ensino Fundamental Aula Evangélica que passou a funcionar numa casa comercial de Heinrich Theodor Wiebrecht devido ao aumento do número de alunos, local onde permaneceu até 1931.

Alguns anos depois, a instituição cresce significativamente e em 1994, é finalizada a implantação do Ensino Fundamental que teve início em 1991.  E em 2008, a do Ensino Médio. No mesmo ano, a escola inova mais uma vez, passando a se chamar Instituto Sinodal Imigrante, IMI, nome que a comunidade escolar ajudou a escolher.

A destacar também, o ano de 2001, em que a escola passa a ser uma instituição filantrópica tendo como mantenedora a ISAEC – Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura, a qual tem como finalidade congregar, manter, promover, coordenar e desenvolver atividades de assistência social, filantrópicas, educacionais, ambientais e culturais.

Ao longo da história de lutas e conquistas do educandário, a escola nunca faltou com seu dever de promover a formação integral de indivíduos críticos, responsáveis e participativos, considerando para isso aspectos afetivos, sociais e culturais. Dentro deste compromisso, destacam-se atividades como a Gincana, os Jogos de Integração, o Chá das Mães, o Arte e Movimento, a Mostra do Conhecimento, Olimpíada Científica, a Noite das Luzes, IMI na Estrada, entre outros eventos fora e dentro da escola (como viagens e saídas de campo), bem como, a criação da APPA(Associação de Pais, Professores e Amigos), sempre visando melhorar o rendimento da ação educacional em prol do educando.

A escola também se destaca pela diversidade de conhecimentos oferecidos aos alunos através de atividades curriculares e extraclasse, tais como aulas de línguas (Espanhol e Inglês), Horas de Leitura, Grupos de Dança Contemporânea, Esportes, Canto, Teatro, Violão, Flauta, Conjunto Instrumental e Artes Circenses. Sua qualidade de ensino e seu comprometimento com a formação plena dos alunos são reconhecidos e apontados como modelo em Vera cruz.
 

Atualmente, o Instituto Sinodal Imigrante tem 500 alunos. São 500 famílias que acreditam nos princípios filosóficos e pedagógicos do educandário. Estes fundamentam uma educação que instiga a criatividade, valoriza a liberdade de expressão, a sensibilidade, a liderança natural e o raciocínio natural e lógico.  São mais de 120 anos de compromisso com a educação do povo vera-cruzense que confia numa educação humana, solidária e participativa para a formação de alunos conscientes e aptos a transformar o mundo em que vivem. Esta história é fruto de um trabalho árduo, cheio de dedicação, comprometimento, amor e conhecimento que ainda terá muita história para contar.


Por Danieli Eichwald 
Diretora

 

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