IMI na estrada: Rio Grande foi o destino do 6° ano
No dia 13 de outubro, os estudantes do 6° ano realizaram uma viagem de estudos para Rio Grande, cidade-sede da Refinaria de Petróleo Riograndense, antiga Refinaria Ipiranga, tendo como objetivo conhecer outras realidades, adquirir conhecimentos culturais, históricos e geográficos a partir da observação de diferentes paisagens e suas transformações.
Acompanhados dos professores Aline Tews e Felipe Thom, os alunos visitaram o Museu Oceanográfico Prof. Eliézer de Carvalho Rios, que deu origem ao Complexo de Museus e Centros Associados da Universidade Federal de Rio Grande. Observaram, com acompanhamento e esclarecimentos da guia do museu, uma exposição sobre a vida dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, maquetes, aquários e equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficos.
Na sequência, conheceram a Praça Tamandaré, a maior praça do interior do Rio Grande do Sul, e puderam tomaram conhecimentos do monumento túmulo em homenagem ao General Bento Gonçalves, aprenderam sobre a história dessa obra de autoria de Teixeira Lopes e o significado dos leões que acompanham o monumento.
Na parte da tarde, os alunos visitaram o Museu Náutico, com acervo de barcos e itens históricos ligados à navegação, que contam a história de Rio Grande. Encerraram a visita à cidade de Rio Grande realizando um passeio de vagonetas, nos Molhes da Barra. Compreenderam que a finalidade dessa obra era proteger a entrada e saída de navios do porto e proteger o canal da formação de bancos de areia.