Formação Pedagógica aborda competências socioemocionais

No contexto da educação socioemocional aprender a compreender as próprias emoções auxilia na construção de competências e habilidades importantes no desenvolvimento de crianças e jovens. Neste sentido, empatia, resiliência, autoestima, confiança, capacidade de tomada de decisões, cooperação, comunicação, entre outras capacidades foram abordadas na Formação Pedagógica Continuada da equipe de colaboradores do IMI, da educação infantil ao ensino médio. O encontro na noite do último dia 3 de abril dá sequência da Jornada Pedagógica da Instituição no ano letivo de 2024 e foi coordenado pela diretora escolar Danieli Eichwald e pelos professores e coordenadores pedagógicos Suzan Wendler e Moisés Tonelli.

A proposta da reunião foi destacar as variadas competências socioemocionais com os professores e a sua aplicação em sala de aula. Assim, utilizando as reflexões realizadas na plataforma Padlet, acerca das palestras da Jornada Pedagógica, desenvolvidas por Antonio Nóvoa, que falou sobre o tema "Do coração à razão: por uma educação inovadora" e José Motta, sobre "Educação, docência e futuro: impactos, desafios e os novos cenários da aprendizagem", cada professor pensou em três relações possíveis com os seus planejamentos e nas competências desenvolvidas ao longo do período letivo. Ainda, em grupos, selecionaram duas atividades que contemplassem as ideias elencadas no Padlet para compartilhar com o grupo. “Dessa forma houve uma reflexão e uma troca muito grande de práticas pedagógicas", explica Suzan, de modo que temas como criatividade, novas tecnologias e propostas para tornar as práticas em sala de aula mais significativas foram contempladas.

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