IMI sedia 30º Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

O Instituto Sinodal Imigrante, o IMI de Vera Cruz, sedia nesta sexta-feira e sábado, dias 4 e 5 de abril, o 30º Encontro Nacional de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal de Educação. O evento com o propósito de estimular o desenvolvimento da liderança, o que é uma das ações transversais desenvolvidas durante a trajetória escolar, ocorre em quatro sedes e o IMI recebe cerca de 50 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, vindos de 10 instituições da Região Centro. Entre os participantes, 10 são estudantes do IMI, além da equipe de alunos, colaboradores e pais que auxiliam na organização do evento. 

Com o tema “Protagonismo e propósito: inovando o impacto social transformador”, mais do que incentivar a liderança entre os jovens, o tradicional evento busca oportunizar que os estudantes participem de forma assertiva na construção de soluções e iniciativas efetivas e criativas nas suas escolas e comunidades escolares. A partir desta temática, a programação desenvolvida para o encontro organizado pelo IMI envolve teoria e prática, com a participação de lideranças locais e da região em diálogo com os visitantes.

Nesta sexta-feira, a abertura do encontro é com a palestra “A arte da Liderança: a magia está em você!”, com Roberto Weiss Kist, advogado, sócio-fundador da AKBK Advogados, palestrante. “Bem-estar e protagonismo: cuidando de si para cuidar dos outros”, é outro um momento da manhã com Maiquel Thessing, diretor comercial do Grupo Arauto de Comunicação, eterno acreditador, maratonista e idealizador do Feed de Negócios.

A inteligência artificial é tema que também integra a programação. Ao longo da tarde desta sexta-feira, a abordagem “Inovação com propósito: ferramentas de IA para líderes transformadores”, é com Edson Ahlert, professor da Univates e especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Partindo para o final do primeiro dia do encontro, a programação também conta com momentos de integração, confraternização e desafios. “Desafio de Líderes: protagonismo em ação, propósito em movimento!”, é a atividade ministrada por Moisés Tonelli e Danusa Konzen, professores do IMI.

A manhã de sábado, dia 5 de abril, propõe um momento de visitação e palestra “Liderando no mundo real: explorando exemplos de impacto social numa empresa”, com Rafaela Vargas, diretora Administrativa da Unicruz Tobacco Processing. Já o encerramento do evento acontecerá com” Bate-papo: semeando boas práticas, colhendo um mundo melhor”, com Danieli Eichwald, diretora do IMI, professora de teatro e mestre em Gestão Escolar e Políticas Públicas pela UFSM.

A comunidade escolar está envolvida na organização, da recepção às atividades na escola, assim como no acolhimento aos visitantes, já que a hospedagem acontece em casas de famílias. É uma forma de aproximar e praticar a liderança também durante o evento.

A programação foi cuidadosamente planejada para que os estudantes possam vivenciar e explorar ainda mais exemplos positivos. A diretora do IMI, Danieli Eichwald, destaca a importância de sediar e vivenciar um evento de troca de experiências e fortalecimento do protagonismo juvenil. “Acreditamos que a educação vai além da sala de aula e que os verdadeiros agentes de transformação são jovens líderes que, com criatividade e comprometimento, têm o poder de promover mudanças significativas em suas comunidades. O Encontro Nacional de Lideranças Estudantis tem como propósito fomentar o espírito inovador, incentivar ações de impacto social e reafirmar a importância da participação ativa na construção de um futuro mais justo e sustentável”, sublinha. Assim, a programação voltada a fomentar o intercâmbio de ideias é embasada na inteligência artificial na tomada de decisões, no papel do bem-estar na construção de líderes saudáveis e resilientes e na importância das vivências colaborativas na formação de uma mentalidade inovadora e socialmente responsável.

NACIONAL – O 30º Encontro Nacional de Lideranças Estudantes da Rede Sinodal de Educação ocorre em quatro sedes: no IMI, envolvendo instituições da Região Centro, assim como na Região Meridional – IENH (Novo Hamburgo), Missões – Colégio Sinodal Rui Barbosa (Carazinho) e Setentrional – Colégio Ruy Barbosa (Rio do Sul). Ao todo, cerca de 200 estudantes estão mobilizados nas atividades.

IMI sedia 30º Encontro Nacional de Lideranças Estudantis



Compartilhe