Viagem Literária do IMI recebe atletas profissionais e amadores
De 28 a 31 de outubro os estudantes do In7stituto Sinodal Imigrante vivenciarão a semana da Vigem Literária, um evento que ocorre a cada dois anos com a apresentação de projetos desenvolvidos pelas turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio ao longo do ano letivo. Nesta edição, o tema norteador das ações escolares é “ESG: semeando boas práticas, colhendo um futuro melhor”. Entre as diversas iniciativas realizadas, na manhã de sexta-feira, dia 17 de outubro, no ginásio da escola, ocorreu um bate-papo entre estudantes e atletas profissionais e amadores, atividade que também abriu as portas para alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz e da Escola Municipal João Carlos Rech.
Alexandre Cruxen (atleta profissional de basquete), Fabiano Peçanha (corredor e atleta olímpico), Jaqueline Weber (profissional de atletismo), Guilherme Gonçalves (professor de dança – único profissional surdo da área no Estado) e Rosimeri de Oliveira e Roseli Werle (corredoras amadoras) foram os convidados do projeto da turma do 1º ano do Ensino Médio do IMI, sob a coordenação da professora Lis Bresciani. Dentro da Viagem Literária, a ação tem como tema “Conexão Corpo e Mente”, cujo objetivo é promover uma reflexão sobre a relevância do esporte para a saúde física e mental.
A professora Lis Bresciani afirma que o compartilhamento de experiências e trajetórias no esporte pelos convidados enriqueceu ainda mais o aprendizado por meio do projeto. “Acreditamos que este momento de experiências contribuiu de forma significativa para a formação integral dos estudantes”, pontua. Além dos convidados para a roda de conversa, a atividade contou com a participação da intérprete de libras e mãe de aluna do 1° ano do Ensino Médio do IMI, Juliani Junqueira. “Foi mais uma ação que somou, oportunizando a interação, valorizando o esforço e a superação no esporte. Agradecemos muito por sua participação voluntária”, reconhece. Para a professora, a atividade ainda acumulou outros aprendizados para os estudantes da turma que organizou o evento. “Foi mais do que ouvir experiências, foi aprendizado de organização de um evento, dos convites à recepção, de mediação, de apresentação, de superação”, enaltece.
A estudante do 1º ano do Ensino Médio do IMI, Antônia Lopes, destaca a importância da experiência que vai além dos livros e da sala de aula. “Foi uma experiência incrível! Fazer parte disso foi gratificante, especialmente por estar na organização. Foi uma ideia muito legal que surgiu em conjunto com a turma e, com auxílio de todos, foi realizada com êxito. A manhã foi repleta de aprendizados, conhecimentos e novas experiências que levarei comigo. Estar diante de atletas tão importantes foi algo inspirador, suas histórias e caminhos com certeza contribuíram para incentivar os jovens presentes à pratica do esporte. Além disso, ter a presença de outras escolas foi essencial para que nosso projeto pudesse alcançar um público maior, levando a ideia da conexão entre corpo e mente para muitas pessoas”, destaca a estudante do IMI.
A percepção de quem participou do encontro entre atletas e estudantes contribui positivamente para os resultados do projeto que será apresentado durante a Viagem Literária. Para a professora Cliceria Back, que acompanhou a turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Vera Cruz, a experiência foi muito significativa. “O bate-papo com atletas de diferentes modalidades, como o basquete e o atletismo, que conquistaram títulos em nível mundial, proporcionou aos alunos um momento de grande aprendizado. Ouvir de quem viveu na prática o valor do esforço, da disciplina e da superação é algo que ultrapassa o âmbito esportivo, é uma verdadeira lição de vida. Como professora, percebo o quanto momentos como esse contribuem para o crescimento pessoal e social dos estudantes. A presença dos atletas reforça valores que buscamos diariamente em sala de aula: a importância do comprometimento, da persistência e da valorização do trabalho em equipe. Além disso, esse diálogo reforça a relevância dos projetos esportivos que a nossa escola mantém no contraturno, como forma de integrar o aprendizado à prática, fortalecer vínculos e promover o bem-estar físico e emocional dos alunos”, relaciona. “Sem dúvida, foi uma vivência que ficará marcada na memória de todos os participantes e que motiva a continuarmos acreditando na força transformadora da educação e do esporte caminhando juntos. Agradeço ao Instituto Sinodal Imigrante pelo convite e pela acolhida. Foi uma oportunidade valiosa de troca e aprendizado, que certamente contribuiu para o desenvolvimento dos nossos estudantes”, agradece.
Para a diretora do IMI, Danieli Eichwald, este foi um dos momentos significativos e que extrapolaram os limites da instituição. São dezenas de projetos em desenvolvimento que ressaltam os princípios da ESG alinhados aos interesses de pesquisa dos estudantes. "Vivências como esta traduzem o propósito educativo da escola em sua forma mais autêntica: a formação integral do ser humano. O diálogo entre o esporte, a literatura e os valores da sustentabilidade reafirma o compromisso institucional com a educação contemporânea, que ultrapassa os limites da sala de aula e se materializa em experiências transformadoras. Nosso papel é inspirar, conectar saberes e fomentar o protagonismo estudantil em práticas que integrem corpo, mente e propósito", sublinha a diretora Danieli.
PROGRAMAÇÃO – A Viagem Literária ocorre de 28 a 31 de outubro com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes. A partir do tema norteador, os projetos abordam a preservação da água, arborização, inclusão, mobilidade sustentável, alimentação consciente, inclusão, doação de sangue, entre outros. Também haverá encontro com autores, entre os quais momentos de contação de histórias com Jaimeson Machado Garcia, diálogo com Ana Luiza Martins e oficinas com Gil Kipper.