Alunos do Imi elaboram Tabela Periódica com post-it

Estudar e conhecer o sistema periódico são fundamentais. É importante também trabalhar nomes e símbolos químicos dos elementos. Como estratégia de revisar as classificações, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Instituto Sinodal Imigrante organizaram uma tabela periódica com post-it, os blocos de nota adesivos durante as aulas de química. A atividade exigiu que os alunos definissem padrões, identificassem propriedades e regras para a confecção.

A professora, Sabrina de Souza salienta que a organização é uma necessidade comum em atividades cotidianas. “Imagine uma loja de roupas, fica mais fácil encontrar aquilo que procuramos quando as peças similares estão agrupadas em uma mesma divisão ou arara, separando assim jaquetas de camisas”, explica. Isso possibilita que as peças podem ser organizadas por cor ou tamanho.

Sabrina enfatiza que com os elementos químicos acontece algo semelhante. Durante muitos anos os cientistas procuraram formas de organização, de modo que fosse possível encontrar semelhanças entre os elementos conhecidos. Várias tentativas foram feitas até que se chegasse à tabela usada atualmente.

Nessa tabela foi possível colocar os elementos que eram semelhantes em relação a algumas propriedades nas mesmas “gavetas”, nesse caso, grupos. Após, os cientistas notaram que essa organização não só agrupava os elementos com características comuns, mas também tornava possível enxergar uma periodicidade na ocorrência de certas propriedades.

Compartilhe