Produzindo temperos e sucos, 2º ano do Imi participa de programa do Sebrae

Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental participam do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, do SEBRAE. Orientados pelas professoras Débora Henkes e Tani Lenz Ebert, eles produziram Temperos Naturais e sucos. 

Com uma proposta lúdica, a metodologia do programa procura responder às necessidades dos alunos, incentivando o envolvimento da comunidade escolar. Com o intuito de fomentar a cultura empreendedora, apresenta práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, e de desenvolvimento de atitudes e atributos necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). Esta visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco, que são: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e, finalmente, aprender a ser.

A partir da ideia de interação com a natureza, foi proposto o plantio e a montagem de uma loja de temperos naturais para vender, por exemplo, mudas de cebolinha e salsinha. A produção e venda de sucos, de salsa, pêra, maçã e limão, também se deu dessa forma. Através de jogos e brincadeiras cooperativas, a ideia é desenvolver comportamentos empreendedores, necessários para vivenciar as etapas de um plano de negócios. Os conceitos de produção e negócio são trabalhados de maneira envolvente e curiosa, desenvolvendo nos alunos os comportamentos empreendedores necessários para esta vivência.

 

Sobre o Programa Jovens Empreendedores Primeiro Passos – JEPP (Sebrae)

Ninguém melhor que uma criança para dar asas à própria imaginação quando descobre algo novo. Por isso, a escola deve garantir uma educação que estimule a criatividade e o pensamento crítico. Ao considerar que o empreendedorismo pode ser aprendido e ensinado, o JEPP incentiva o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios.

Para isso, os professores participam de capacitação promovida pelo Sebrae para que possam replicar o conhecimento a crianças e jovens de 7 a 14 anos do nível fundamental de ensino (1º ao 9º ano). O programa utiliza recursos lúdicos como ferramenta de envolvimento e fixação de conceitos, com cursos que geram interesse sobre o mundo dos negócios e ensinam aos alunos como dar os primeiros passos rumo ao sucesso em sua vida profissional futura.

O programa tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e jovens, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

Compartilhe