Alunos fazem experimento para oxidação de metais
No cotidiano é possível observar a oxidação de utensílios fabricados com metais, processo que acaba sendo acelerado em cidades litorâneas, devido à ação da maresia.
Após estudar sobre as reações de oxi-redução e a realização de experimentos sobre o assunto, os alunos do 1º ano do Ensino Médio foram desafiados pela professora de Química, Sabrina de Souza, a colocar em prática seus conhecimentos na elaboração de telas, utilizando a oxidação dos metais.
A oxidação de diferentes metais gera diferentes óxidos, muitos dos quais são caracterizados por cores particulares. O óxido de ferro, por exemplo, apresenta uma cor castanha avermelhada, enquanto o hidroxicarbonato de cobre (II) apresenta uma coloração azul esverdeada. Por outro lado, é possível também que a oxidação leve à formação de uma camada superficial de óxido, aderente e protetora, que impede a oxidação do metal subjacente, como é o caso do alumínio.
Para que a oxidação dos metais escolhidos pela turma fosse observada, utilizou-se uma solução de vinagre (CH3COOH) e sal (NaCl) para acelerar o processo. Veja o resultado nas imagens.