Turma do 3º ano desenvolve brinquedos ecológicos

O Sebrae, através do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, disponibiliza às escolas parceiras uma série de conteúdos e atividades com vistas a uma educação empreendedora. No caso do projeto proposto ao Ensino Fundamental, incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.
As professoras Carmem Toillier e Luciana Tornquist entendem que com a realização de atividades lúdicas, o curso oferecido pelo Sebrae possibilita aos alunos momentos de conhecimento, criação e sensibilização à cultura empreendedora, aprendendo de forma prática e contextualizada.
“Os alunos são estimulados a pensar coletivamente, a avaliar oportunidades, a valorizar a cultura local, a interagir e integrar-se com as pessoas e a tomar decisões pensando em objetivos comuns”, explicam as docentes.
Dessa forma, toda e qualquer atividade desenvolvida no curso deve estar integrada às demais atividades escolares e educacionais, para que se ressalte e fique claro o papel do curso como instrumento pedagógico para o fomento de uma cultura empreendedora voltada a objetivos comuns.
“A intenção é despertar nos alunos o espírito empreendedor que deverá ser desenvolvido ao longo de sua existência, pois ensinar a empreender é algo que pouco se vê no dia a dia. E o desenvolvimento deste espírito empreendedor tem como objetivo que o aluno aprenda a empreender a própria vida”, dizem.
As professoras entendem que a busca por uma vida mais equilibrada, de interação e respeito com a natureza, de uma alimentação saudável e pela inclusão do lazer na rotina diária tem mobilizado as pessoas, que procuram qualidade de vida. Estudos mostram a importância do lazer e do divertimento para a saúde física e emocional das pessoas. Brincar é uma possibilidade de divertimento.
“Se olharmos para a criança de modo geral, podemos concluir que, atualmente, nem sempre ela tem tempo para brincar, criar suas brincadeiras, se descobrir e perceber o outro enquanto brinca, para aprender a jogar com os outros e transferir as aprendizagens que faz para o jogo da vida”, resumem Carmem e Luciana.
Segundo explicam as professoras, estas questões foram pensadas para a escolha do tema Oficina de brinquedos ecológicos, desenvolvido com a faixa etária do 3º ano do Ensino Fundamental. Se o divertimento é uma das opções de lazer, possibilitar divertimento e consciência ecológica às pessoas pode ser uma oportunidade de negócio.
“A proposta de negócio do 3º ano – Oficina de brinquedos ecológicos – permite que os alunos soltem a imaginação e ofereçam aos clientes uma ótima ideia de divertimento: brinquedos ecológicos por eles produzidos”, finalizam. Veja o resultado nas imagens!
 

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