Chuva ácida é tema de experimento no Imi
Que tal entender sobre chuva ácida realizando um experimento em laboratório? Os estudantes do Instituto Sinodal Imigrante que participam da Oficina de Química, ministrada pela professora Alessandra Betina Parckert, tiveram essa oportunidade com o objetivo de compreender o fenômeno.
A chuva ácida é um dos grandes problemas ambientais, que afeta o meio ambiente no mundo todo. A principal causa da acidificação da água da chuva é a dissolução do CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera, formando o ácido carbônico, que confere um pH acima de 5. Por esta razão, a acidez natural pode ser influenciada pela presença de óxidos de enxofre e de nitrogênio, que sofrem processos fotolíticos e de oxidação durante o transporte das massas gasosas na atmosfera, gerando o ácido sulfúrico e o ácido nítrico, que conferem à água precipitada um pH mais ácido.
Para realizar a experiência foi preciso prender um botão de rosa dentro de um recipiente de vidro e queimar enxofre dentro dele. Deste modo, os alunos observaram que uma reação química aconteceu, fazendo com que o índice de pH dentro do recipiente alterasse, ficando ácido. Ao ser queimado, o enxofre reagiu com o gás oxigênio do ar e formou um gás chamado dióxido de enxofre (SO2). Esse gás reagiu com a água e o oxigênio do ar, que estavam dentro do recipiente de vidro, formando ácido sulfuroso (H2SO3) e ácido sulfúrico (H2SO4). Por este motivo a rosa perdeu a cor e a fita de pH, que estava dentro do vidro, mostrou que o ambiente ficou ácido, simulando, assim, a chuva ácida.
Confira no vídeo a realização do experimento:
Registros da atividade: