Painel do “EU TE AMO”: alunos do 4º ano criam painéis inspirados no muro do “Eu te amo” localizado em Paris e demonstram seu amor
Um dos sentimentos mais bonitos do mundo é o amor! E durante as aulas de Artes e Ensino Religioso, os alunos do 4º ano I e II do Instituto Sinodal Imigrante, orientados pela professora Luciana Elisa Tornquist, conheceram, através da história “Por que te amo”, contada pela pastora Fran Weiss, em seu canal do YouTube, o quanto somos cuidados por quem nos ama.
A história, “Por que te amo” fala de Xadai, um homem grande, forte e corajoso, que criava muitas coisas e protegia aqueles que amava. Entre as pessoas que ele amava estavam as crianças. Então, ele construiu para elas uma vila. Na vila, ele colocou tudo o que elas precisavam para viverem bem e felizes. Mas tinha uma regra: Xadai dizia para as crianças que elas não podiam passar pelo muro que tinha ao redor da vila, pois não era seguro.
Assim, os estudantes compreenderam que um muro pode ser usado para separar, mas também para cuidar, como viram na história. Muitos dos muros existentes pelo mundo são pintados e decorados. A exemplo, conheceram o muro do “Eu te amo”, a partir do fragmento da reportagem disponível em https://segredosdeviagem.com.br/o-muro-dos-eu-te-amo-le-mur-des-je-taime.
O muro do “Eu te amo” é dedicado ao amor. “O artista Frédéric Baron registrou os diversos Jeitos de se dizer EU TE AMO ao redor do mundo. Ao contrário dos outros muros que separam pessoas, cidades e limitam fronteiras, esse muro é um lugar de união, que procura mostrar para quem vai lá as diferentes formas de demonstrar o amor”, escreveu Marcella Pacca, autora da reportagem.
Inspirados na história e no muro do “Eu te amo”, os estudantes construíram, em uma folha, o seu painel do “Eu te amo”. Para isso, escreveram de diversas formas, com canetas, canetinhas, lápis de cor, palavras que remetessem ao amor e ao cuidado, preenchendo a folha, explorando direções, formatos, tipos e tamanhos de letras e até outros idiomas. Colocaram também o nome das pessoas que cuidam deles e utilizaram a frase “Eu te amo”. Todos foram muito criativos e a atividade proporcionou, além das reflexões, conhecer e valorizar mais os sentimentos de amor e cuidado com o outro.
Confira alguns dos painéis criados:




